companheiras .

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Alta Expectativa ..

Caminho numa passadeira vermelha onde me rodeiam de flashes e me incandeiam os olhos. Ouço o meu nome a ser chamado, quase como se de algo divino se tratasse.
Caminho em linha recta, direito e finjo alguma naturalidade. Todos acreditam nela e aplaudem, gritam e choram, só por me verem ali, ao seu lado, à distância de um guarda-costas.

Sou uma figura importante. Não sei porquê, mas sou. Tento sorrir mas não posso, já que todos me dizem que isso seria péssimo em termos de Marketing, seja lá isso o que fôr. Muitas daquelas pessoas me pedem um abraço, ou um simples toque mas alguém, de quem nem o nome sei, me impede, dizendo que para minha segurança, não pode existir qualquer contacto físico com as pessoas ali presentes.

Apesar de me sentir asfixiado com todo este controlo, continúo. Não por gosto, mas porque me obrigo a mim mesmo a fazê-lo, com a motivação que assim sou o orgulho da família, dos amigos e de muitos outros que vêm em mim um infinito de perfeição, que sempre correspondeu às expectativas ( altas expectativas ).

Continúo a caminhar neste corredor que parece não ter fim e vêm-me à cabeça momentos em que não pensei em mim, apenas para alcançar as altas expectativas dos outros. Momentos em que me deixei para traz e fiz coisas apenas e exclusivamente para felicidade alheia de outros ( muitos que nunca contribuiram para a minha própia felicidade ).

Agora penso: "E se eu der um passo em falso, por mais pequeno que seja ?!.
Se o der, o que acontecerá?! Será que aqueles que nunca quis desiludir apoiar-me-ão e nem darão importância? Ou virar-me-ão as costas, esquecendo e ignorando todo aquele esforço ( e infelicidade ) mascarado por mim? Será que esses mesmos esquecerão tudo aquilo que fiz por eles, abdicando da minha própria vida? Ou continuarão lá, a apoiar-me, mesmo que eu mostre que a minha perfeição afinal não é assim tão perfeita ( nem tão real )?"

Com todos estes pensamentos a voar na minha cabeça, tento arriscar-me a dar um passo em falso. Olho para um lado e para o outro tentando ver algo onde possa mostrar que, tal como qualquer outro ser Humano, tambem erro.
"Tive uma ideia", pensei eu eufórico, enquanto que ( fisicamente ), fingia estar a adorar todo aquele espetáculo de luzes e vozes daquele longo corredor.
Mas, mal tento por a ideia em prática, aparece alguém à minha frente que, pela conversa devia ser-me bastante próxima, e diz "Este é o momento que todos esperamos. Estamos contigo e tudo depende de ti!".

Não sei a que se referia, e muito menos sei quem era, mas sei que aquela frase me deixou as pernas a tremer, fazendo-me esquecer a ideia de cometer um erro e lembrar o porquê de ter de seguir a ideia de perfeição.

Toda a pressão está nos meus ombros, que não aguentarão tudo isto durante tanto tempo assim. Se não corresponder às expectativas serei visto como a decepção, a desgraça, e não aguentaria isso, não posso magoar os que ( supostamente ) me amam. Mas tambem não aguento todo este peso que é carregar a imagem de Deus na terra, de ícone em todos os parâmetros.

Escolho o caminho mais fácil: continúo como estou. Assim não decepciono todos aqueles que olham para mim, sempre à espera de mais. Assim aguento com a minha própria infelicidade, mas contríbuo para a felicidade dos outros.

Finalmente chego ao Salão. Centenas de pessoas se levantam e me aplaudem, sorrindo. Eu desenho um sorriso nos meus lábios, um sorriso que tem de ser desenhado para existir, e assim finjo uma enorme felicidade em ver todo aquele cenário.

Mas sei, e sinto, que tudo isto um dia entrará em colapso. A minha mente desmoronará e ..

E depois ? ..

5 comentários:

Joana disse...

ADOREI o texto! :D

Anónimo disse...

Gostei mesmo...
Nem sabes o quanto eu me identifico com aquilo que escreveste. Tenho tanto medo de desiludir aqueles que amo e tenho ainda mais medo de cair e não ter nínguem que me ajude a levantar. Odeio que as pessoas tenham expectativas muito altas e odeio preocupar-me tanto com aquilo que as pessoas dizem e sentem quando eu não atinjo as espectativas =X.

Beijinho

Dream* disse...

Amei o teu texto xelgas :DD
LINDO !
#StrangeWorl# ;D

Afonso Arribança disse...

Obrigado pelos teus comentários :P

Já tinha lido este... Gostei :D

Jo* disse...

olaaa, desculpa a invasao, mas vi o teu blog e não pude deixar de ler alguns textos, e tenho a dizer-te gostei de todos os textos que li, e também digo que ne identifico com algunx deles.....Parebens =) * :D